Buscar
  • GBettoni

Quer comprar uma franquia? Então leia isso antes!



Você já pensou em comprar uma franquia? Então você já deve ter recebido ou visto ofertas “irresistíveis” do tipo: “Faturamento superior a R$ 2 milhões por ano” ou então “Lucro mensal de R$ 15.000,00”.

Será que é bem assim mesmo?

Antes de prosseguir, vamos entender o que acontece com o mercado de franquias. Segundo a ABF – Associação Brasileira do Franchising – o mercado de franquias cresceu 8,6% em faturamento no ano de 2016, fato esse realmente positivo, ainda mais considerando que foi um ano extremamente conturbado no cenário econômico e político brasileiro.

Isto, logicamente, deixa o setor em euforia. Mas um dado importante que também consta no relatório da ABF, é que o número de redes de franquias diminuiu em 1,1% no ano de 2016 e fechou o primeiro semestre de 2017 com outra queda de 2%, chegando a um total no Brasil de 2.979 redes de franquias.

Mas o que isso quer dizer?

Isso significa que apesar de algumas redes estarem aumentando seu faturamento, outras redes estão fechando as portas, e é justamente nesse ponto que gostaria de chamar a atenção!

Quando for efetuar a compra da sua franquia, existe uma série de elementos que devem ser analisados para que o seu sonho não vire pesadelo! Você deve avaliar a “saúde” da rede, qual o tipo de suporte e marketing oferecido, verificar a adaptação do modelo de negócios para a sua região, conversar com outros franqueados, entre tantos outros fatores relevantes até que você possa então tomar uma decisão consciente!

Outro fator importante ao se escolher uma rede de franquia, é adequar o plano de negócio proposto pela rede a sua realidade. Desta forma você visualizará os caminhos que precisará realizar para obter sucesso no negócio. Essa adequação é de suma importância porque geralmente, o plano de negócios de uma rede, é baseado em informações positivas de um determinado local; são propostas que podem não se adequarem 100% a sua localidade.

O mercado é muito promissor e possui muitas redes preparadas com alto grau de profissionalismo e muito bem-sucedidas, cabe a você se proteger e tomar uma boa decisão.

E você pode contar conosco para te ajudar a tomar a melhor decisão!

Abraço e bons negócios,

Gustavo

Sócio e CEO

GBETTONI Consultoria Empresarial

#dicas #negócios #empresas #planodenegócios #franquias #franchising

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo